Configurando o Sistema - Aba Relatório

Indo em PERSONALIZAR, clicando em CONFIGURAÇÃO, depois em SISTEMAS, a terceira aba desta tela é de "Relatórios", onde poderemos configurar opções relacionadas aos relatórios do Dialsist.

  1. Na primeira opção desta aba, temos “Logomarca”, onde podemos habilitar e configurar a exibição da logomarca da clínica nos relatórios. Essa logomarca é inserida pela equipe do Dialsist, porém sua habilitação no sistema e disposição nos relatórios é feita por cada clínica, nesta tela.
  2. Na segunda opção desta aba, temos “Encaminhamento”, onde podemos habilitar a logo da prefeitura nos Encaminhamentos para Transplantes.
  3. Na terceira opção desta aba, temos “Impressão do Diretor Técnico”, onde podemos habilitar os dados do diretor técnico em alguns relatórios impressos pelo sistema.
  4. Na quarta opção desta aba, temos “Folha de Sala”, com três sub-abas.
    Na primeira sub-aba, Geral, há a seção “Opções”, onde podemos habilitar algumas funções para a Folha de Sala, tais como: inserir na folha de sala o nº de registro do SUS, inserir o nome do usuário que imprimiu a folha de sala, deixar o verso da folha de sala em branco, deixar em branco a área das bolsas de transfusão, inserir o teste negativo das máquinas de diálise, inserir os medicamentos em uso pelo paciente (para as folhas de sala que usam o Modelo Verso 1), inserir a ultrafiltração do determinado dia e, por fim, se a folha de sala usará os dados do capilar cadastrado no esquema ou na sessão da hemodiálise.
    Nesta mesma aba referente à Folha de Sala, há a seção “Exames”, onde temos a opção de substituir o exame sódio pelo PRU, e inserir exames atualizados de até 60 dias. Há também a seção “Sessão”, com as opções de inserir espaço para um segundo técnico de enfermagem, e inserir os dados da máquina usada na sessão daquele paciente.
    Na segunda sub-aba da Folha de Sala, Modelos, temos opções referentes a alguns modelos de folha de sala, tais como: inserir entrada/saída no Modelo Mensal 2, inserir medicamentos selecionados no Modelo Mensal 3, inserir alergia a medicamentos nos Modelos 1 e 3, inserir doença secundária nos Modelos 1 e 3.
    Na terceira sub-aba da Folha de Sala, “Versos”, temos opções referentes aos modelos de verso, como: inserir alguns medicamentos específicos no Modelo Verso 1, inserir intercorrências marcáveis no Modelo Mensal Verso 1, preencher condutas automáticas no Modelo Mensal Verso 1, e um campo para inserir materiais e medicamentos fixos no verso do Modelo Diário.
  5. Na quinta opção desta aba (dentro de Relatório - não confundir com as sub-abas da aba Folha de Sala), temos “Folha de Assinatura”, onde podemos bloquear informações na folha de assinatura, tais quais: nº de APAC, Registro SUS e programa dialítico atual.
  6. Na sexta opção desta aba, temos “Receituário”, onde podemos configurar uma série de opções para prescrições de medicamentos para pacientes, tais como: tamanho da fonte dos receituários, inserir dados da unidade no rodapé, numerar medicamentos, inserir nº de credenciamento da unidade no SUS, inserir o CNS do médico no campo da assinatura do mesmo, inserir o nome comercial do medicamento, inserir a quantidade equivalente do medicamento caso a receita seja válida para 3 meses, inserir prontuário, inserir o CPF do paciente, inserir o convênio do paciente, inserir o nº da APAC vigente do paciente, escolher qual será o modelo padrão do sistema para o receituário, escolher qual será o título padrão a ser usado, e configurar as margens da folha.
  7. Na sétima opção desta aba, temos “LME” (Laudo de Medicamentos Especiais), onde podemos configurar os vários modelos de LME existentes no sistema, com opções como: inserir a qual regional da saúde pertence a LME (para Modelo 1 – Eritropoetina); inserir CPF, CNS e nome comercial dos medicamentos (para Modelo 3439 SUS); inserir CPF, CNS, CNS médico/paciente no recibo 29181 (para Modelo 1); inserir rodapé em todos os modelos; deixar os termos em branco em todos os modelos; ativar ou desativar algum modelo de LME no sistema; e inserir uma justificativa fixa para todos os modelos de LME.
  8. Na oitava opção desta aba, temos “Resumo Clínico”, onde podemos ativar ou desativar os campos desse relatório, e escolher qual modelo aparecerá como padrão no sistema.
  9. Na nona opção desta aba, temos “Laudo de APAC”, onde podemos configurar algumas opções para este relatório, tais quais: tamanho da fonte do laudo, inserir uma justificativa fixa para todos os laudos, e também escolher qual regra será aplicada. Esta última opção, no momento, possui apenas duas regras: A MS/GM 389, que está de acordo com a portaria federal do SUS, e a SMSA/SUS-BH, que está de acordo com as exigências estaduais de Minas Gerais. Ao selecionar uma dessas regras, o Dialsist gerará o laudo baseado nela.
  10. Na décima opção desta aba, temos “Grupo Sanguíneo”, onde podemos habilitá-lo no Prontuário Médico.
  11. Na décima primeira opção desta aba, temos “Etiquetas de Exames”, onde podemos escolher o tamanho da fonte.
  12. Na décima segunda opção desta aba, temos “Pedidos de Exames”, onde podemos habilitar que seja inserido os pedidos extras das baterias nos pedidos de exames.
  13. Na décima terceira opção desta aba, temos “Boletim Nutricional”, onde existem 7 abas referentes a aspectos nutricionais, e em cada aba há três campos: baixo, na média e acima, onde podem ser inseridos os parâmetros nos quais o sistema se baseará ao detectar resutados de exames e ao gerar o boletim nutricional do paciente.

Ao realizar qualquer alteração, clique no botão salvar, simbolizado pelo desenho de “visto” no canto inferior da tela.

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