Indo em PERSONALIZAR, clicando em CONFIGURAÇÃO, depois em SISTEMAS, a terceira aba desta tela é de "Relatórios", onde poderemos configurar opções relacionadas aos relatórios do Dialsist.
- Na primeira opção desta aba, temos “Logomarca”, onde podemos habilitar e configurar a exibição da logomarca da clínica nos relatórios. Essa logomarca é inserida pela equipe do Dialsist, porém sua habilitação no sistema e disposição nos relatórios é feita por cada clínica, nesta tela.
- Na segunda opção desta aba, temos “Encaminhamento”, onde podemos habilitar a logo da prefeitura nos Encaminhamentos para Transplantes.
- Na terceira opção desta aba, temos “Impressão do Diretor Técnico”, onde podemos habilitar os dados do diretor técnico em alguns relatórios impressos pelo sistema.
- Na quarta opção desta aba, temos “Folha de Sala”, com três sub-abas.
Na primeira sub-aba, “Geral”, há a seção “Opções”, onde podemos habilitar algumas funções para a Folha de Sala, tais como: inserir na folha de sala o nº de registro do SUS, inserir o nome do usuário que imprimiu a folha de sala, deixar o verso da folha de sala em branco, deixar em branco a área das bolsas de transfusão, inserir o teste negativo das máquinas de diálise, inserir os medicamentos em uso pelo paciente (para as folhas de sala que usam o Modelo Verso 1), inserir a ultrafiltração do determinado dia e, por fim, se a folha de sala usará os dados do capilar cadastrado no esquema ou na sessão da hemodiálise.
Nesta mesma aba referente à Folha de Sala, há a seção “Exames”, onde temos a opção de substituir o exame sódio pelo PRU, e inserir exames atualizados de até 60 dias. Há também a seção “Sessão”, com as opções de inserir espaço para um segundo técnico de enfermagem, e inserir os dados da máquina usada na sessão daquele paciente.
Na segunda sub-aba da Folha de Sala, “Modelos”, temos opções referentes a alguns modelos de folha de sala, tais como: inserir entrada/saída no Modelo Mensal 2, inserir medicamentos selecionados no Modelo Mensal 3, inserir alergia a medicamentos nos Modelos 1 e 3, inserir doença secundária nos Modelos 1 e 3.
Na terceira sub-aba da Folha de Sala, “Versos”, temos opções referentes aos modelos de verso, como: inserir alguns medicamentos específicos no Modelo Verso 1, inserir intercorrências marcáveis no Modelo Mensal Verso 1, preencher condutas automáticas no Modelo Mensal Verso 1, e um campo para inserir materiais e medicamentos fixos no verso do Modelo Diário. - Na quinta opção desta aba (dentro de Relatório - não confundir com as sub-abas da aba Folha de Sala), temos “Folha de Assinatura”, onde podemos bloquear informações na folha de assinatura, tais quais: nº de APAC, Registro SUS e programa dialítico atual.
- Na sexta opção desta aba, temos “Receituário”, onde podemos configurar uma série de opções para prescrições de medicamentos para pacientes, tais como: tamanho da fonte dos receituários, inserir dados da unidade no rodapé, numerar medicamentos, inserir nº de credenciamento da unidade no SUS, inserir o CNS do médico no campo da assinatura do mesmo, inserir o nome comercial do medicamento, inserir a quantidade equivalente do medicamento caso a receita seja válida para 3 meses, inserir prontuário, inserir o CPF do paciente, inserir o convênio do paciente, inserir o nº da APAC vigente do paciente, escolher qual será o modelo padrão do sistema para o receituário, escolher qual será o título padrão a ser usado, e configurar as margens da folha.
- Na sétima opção desta aba, temos “LME” (Laudo de Medicamentos Especiais), onde podemos configurar os vários modelos de LME existentes no sistema, com opções como: inserir a qual regional da saúde pertence a LME (para Modelo 1 – Eritropoetina); inserir CPF, CNS e nome comercial dos medicamentos (para Modelo 3439 SUS); inserir CPF, CNS, CNS médico/paciente no recibo 29181 (para Modelo 1); inserir rodapé em todos os modelos; deixar os termos em branco em todos os modelos; ativar ou desativar algum modelo de LME no sistema; e inserir uma justificativa fixa para todos os modelos de LME.
- Na oitava opção desta aba, temos “Resumo Clínico”, onde podemos ativar ou desativar os campos desse relatório, e escolher qual modelo aparecerá como padrão no sistema.
- Na nona opção desta aba, temos “Laudo de APAC”, onde podemos configurar algumas opções para este relatório, tais quais: tamanho da fonte do laudo, inserir uma justificativa fixa para todos os laudos, e também escolher qual regra será aplicada. Esta última opção, no momento, possui apenas duas regras: A MS/GM 389, que está de acordo com a portaria federal do SUS, e a SMSA/SUS-BH, que está de acordo com as exigências estaduais de Minas Gerais. Ao selecionar uma dessas regras, o Dialsist gerará o laudo baseado nela.
- Na décima opção desta aba, temos “Grupo Sanguíneo”, onde podemos habilitá-lo no Prontuário Médico.
- Na décima primeira opção desta aba, temos “Etiquetas de Exames”, onde podemos escolher o tamanho da fonte.
- Na décima segunda opção desta aba, temos “Pedidos de Exames”, onde podemos habilitar que seja inserido os pedidos extras das baterias nos pedidos de exames.
- Na décima terceira opção desta aba, temos “Boletim Nutricional”, onde existem 7 abas referentes a aspectos nutricionais, e em cada aba há três campos: baixo, na média e acima, onde podem ser inseridos os parâmetros nos quais o sistema se baseará ao detectar resutados de exames e ao gerar o boletim nutricional do paciente.
Ao realizar qualquer alteração, clique no botão salvar, simbolizado pelo desenho de “visto” no canto inferior da tela.