Configurando o Sistema - Aba Geral

Indo em PERSONALIZAR, clicando na opção CONFIGURAÇÃO, e escolhendo a sub opção SISTEMA, uma tela com várias opções na vertical surgirá. Neste vídeo veremos as opções na aba Geral e Exames.

A primeira opção da aba Geral é a “Cálculos”, nesta opção teremos acesso a todos os cálculos realizados pelo sistema no que diz respeito a exames. A primeira opção, indo de cima para baixo, é “Índice de Saturação”, a qual podemos escolher qual índice de saturação será a padrão do sistema, se a Transferrina ou do Ferro. Logo ao lado desta opção temos IST, Índice de Saturação de Transferrina, a qual podemos escolher o numero da base de calculo que o sistema usará, 70,9 ou 100,0, por padrão o sistema usará o 100,00. Continuando na linha de baixo temos a opção “Calcio”, a qual podemos escolher se o sistema usará o Calcio Sérico ou o Calcio Iônico como padrão. Logo ao lado deste temos a opção “%GPID”, a qual podemos escolher se o calculo GPID irá se basear pelo peso seco do paciente ou se pela diferença do peso entre as sessões, por padrão o sistema usara “pelo peso seco”. Na linha de baixo temos a opção “Calculo TFGe”, onde podemos escolher qual a formula que o sistema usará para realizar esse cálculo, por padrão o sistema usará o MDRD V3. Logo abaixo temos a opção “Calculo KTV”, a qual podemos habilitar a opção que o calculo KTV possa ocorrer com exames de Ureia Sérica realizado 3 dias depois da sessão propriamente dita, caso esta opção não esteja marcado o sistema só realizará o calculo KTV se o exame de Ureia Sérica tiver a mesma data que a sessão de hemodiálise propriamente dita. Logo abaixo e por fim temos a opção de “Exames Calculados pelo Sistema” onde podemos habilitar ou não que o sistema realize esses cálculos de forma automática, caso a clínica já pegue esses cálculos diretamente com o laboratório e não queira que o sistema os realize é só deixá-los desmarcados aqui nesta opção. Ao realizar qualquer alteração, clicar no botão salvar, simbolizado pelo desenho de “visto” no canto inferior desta tela.

 A segunda opção da aba Geral é a “Protocolo”, onde possui duas opções que são: “Protocolo/Prontuário”, onde podemos escolher a nomenclatura a qual o sistema irá se referir a estes documentos, podendo escolher entre um ou outro; “Prontuário Sequencial”, ao marcar esta opção o sistema irá atribuir um número aos prontuários emitidos seguindo uma sequencia a partir do número colocado pela clínica no campo “Sequencia”. Ao realizar qualquer alteração, clicar no botão salvar, simbolizado pelo desenho de “visto” no canto inferior desta tela.

A terceira opção na aba Geral é a “Tratamentos”, onde também há apenas duas opções, que são: “Tratamentos da Clínica”, onde podemos selecionar os tipos de tratamento a qual o sistema irá trabalhar, lembrando que se todos ficarem desmarcados automaticamente o sistema irá trabalhar com todos os tratamentos; “Tratamento”, onde podemos permitir ou não que o sistema aceite datas futuras para o inicio ou mudança de tratamento. Ao realizar qualquer alteração, clicar no botão salvar, simbolizado pelo desenho de “visto” no canto inferior desta tela.

A quarta opção da aba Geral é a “Padrão”, onde há uma série de opções gerais do sistema. Aqui temos: “Padrão”, onde podemos selecionar a quantidade de casas decimais para o peso e altura dos pacientes; “Numero Máximo de Reusos”, onde podemos bloquear ou não um capilar que atingir o limite máximo de reusos, que no geral é de dezoito vezes, marcando essa opção o capilar se torna não selecionável ao atingir o limite máximo; “Não Permitir Inclusão de Capilares Novos”, esta opção bloqueia a inserção de novos capilares enquanto existir um capilar em aberto; “Cadastro de Sessão”, onde podemos bloquear o cadastro de novas sessões para pacientes que não tiverem um esquema cadastrado e deixar em branco os horários das sessões para que sejam preenchidas manualmente; “Enfermagem SAE”, onde podemos escolher um assunto padrão para todas as evoluções de enfermagem; “Evolução Clinica”, onde temos a opção de gravar nas evoluções o horário em que elas são inseridas no sistema; “Cadastro de Unidades de Origem”, esta opção está habilitado apenas para o usuário “admin” usado pela equipe do dialsist para cadastrar centros de dialise para ser usado nas entradas e saídas de pacientes vindo ou indo para outras clinicas. Caso seja necessário o cadastro, solicitar a equipe do dialsist pelo e-mail suporte@dialsist.com.br ; “Laboratorio Padrão”, no Dialsist é possível cadastrar os dados do laboratório onde a clinica solicitara os exames laboratoriais, em uma tela que será abordada em outro vídeo, neste campo dá para se selecionar qual laboratório aparecerá por padrão, caso aja mais de um laboratório cadastrado. Ao realizar qualquer alteração, clicar no botão salvar, simbolizado pelo desenho de “visto” no canto inferior desta tela.

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